DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, estabelecido pela Lei nº 10.439/2002, visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença.

A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada da pressão arterial, podendo ser primária, com causas genéticas, ou secundária, relacionada a outros problemas de saúde. Os sintomas incluem tontura, falta de ar e dor de cabeça, porém, muitas vezes, a condição é assintomática.

As principais causas estão ligadas à obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento, sendo essencial adotar um estilo de vida saudável para controlar a doença. As complicações incluem AVC, infarto e doença renal crônica, sendo fundamental o tratamento contínuo para melhorar a qualidade e expectativa de vida.

Para prevenir e controlar a hipertensão, é necessário manter um peso saudável através de hábitos alimentares adequados, reduzir o consumo de sal, praticar atividade física regular, evitar o tabaco e moderar o consumo de álcool. Além disso, é importante evitar alimentos gordurosos e controlar o diabetes. Essas medidas ajudam a reduzir os riscos associados à hipertensão e promovem uma melhor qualidade de vida.

Fonte/ Ministério da Saúde

Postado em 26/04/2024 Por Silas Araújo