Notícias

DATA-BASE

Nesta manhã de quinta-feira, Nylo Sérgio, presidente do Sindipúblico, esteve reunido com representantes do governo do estado de Goiás para discutir o pagamento da data-base dos servidores públicos. A reunião contou com a presença do Secretário-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, do Secretário de Estado de Administração (Sead), Francisco Sérvulo Freire Nogueira, e do Procurador Setorial, Daniel Garcia de Oliveira.
Ao longo do encontro, o governo apresentou seus argumentos, propondo a concessão apenas da data-base referente à inflação, utilizando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2023. Foram destacados os impedimentos do estado de Goiás em conceder qualquer índice superior, considerando as limitações orçamentárias e fiscais.
O presidente do Sindipúblico foi enfático quanto ao passivo existente, ressaltando a importância de contemplar não apenas a inflação, mas também outros fatores que impactam diretamente no poder aquisitivo dos servidores. Destacou ainda que continuará lutando pelo pagamento integral da data-base.
Nylo reforça a importância da data-base como a correção financeira mais justa para o funcionalismo público, abrangendo tanto os servidores ativos quanto inativos. Essa medida visa assegurar a atualização salarial de maneira equitativa, levando em consideração as condições econômicas e valorizando o trabalho desempenhado pelos servidores ao longo do tempo.
A reunião foi encerrada com a marcação de um novo encontro para a próxima quarta-feira. Nessa ocasião, serão discutidos os aspectos jurídicos e orçamentários envolvidos na concessão da data-base.
Além disso, ficou agendada uma nova reunião com os representantes do governo daqui a duas semanas, dando continuidade às negociações.


Postado em 22/02/2024 Por Silas Araújo