Notícias

COMBATE AO ASSÉDIO MORAL

2 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral. A data impulsiona enfrentamento à violência psíquica que ocorre nos mais diversos ambientes, sobretudo no trabalho.

O assédio moral é um problema grave e pode desenvolver doenças psicológicas como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. Combater o assédio moral é fundamental. Para isso, as instituições públicas e privadas precisam se engajar na criação de uma cultura de respeito, com canais eficazes para acolhimento e denúncias.

O assédio moral se caracteriza por atitudes que exponham pessoas a situações humilhantes, intimidatórias e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que prejudica a dignidade do do(a) assediado(a) de formas que podem perdurar ao longo da vida.

O Sindipúblico defende e apoia a realização de programas de treinamento e conscientização, ações de identificação e prevenção de assédio moral, evitando danos à saúde dos trabalhadores e a piora na qualidade do ambiente de trabalho.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) oferece a cartilha Assédio Moral, Sexual e Discriminação: Política de Prevenção e Enfrentamento no Âmbito do Poder Judiciário ( https://bit.ly/3LL54FB ) e a pesquisa nacional Assédio e Discriminação no Âmbito do Poder Judiciário ( https://bit.ly/3AIRcGJ ) para que sirva de material de apoio ao combate ao assédio. Ambos documentos podem ser acessados nos anexos ao lado.



Postado em 02/05/2023 Por Silas Araújo