IPASGO

Sindicatos e representantes do Instituto de Assistência do Servidor Público de Goiás (Ipasgo) estiveram na Assembleia Legislativa de Goiás na tarde desta terça-feira, 28 de março, para tratar da proposta de privatização da autarquia.

A reunião foi proposta pelo deputado estadual Mauro Rubem, para informar o que tem feito a respeito, integrar ações das entidades envolvidas e propor novas ações contra a privatização.

Conforme o deputado, o governo de Goiás deve apresentar o Projeto de Lei no dia 10 de abril. Mauro Rubem sugeriu reunir todo o Fórum de Defesa dos Servidores Públicos nesta sexta, 31 de março, para apresentar os estudos de sua equipe e integrá-los aos que outras entidades estão desenvolvendo.

Mauro também convidou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a explicar sua determinação pela mudança da natureza jurídica do Ipasgo, durante sessão da Comissão de Saúde da Assembleia, na próxima terça-feira, 4 de abril.

A proposta é manter o Ipasgo como uma autarquia e, ao invés de mudar sua natureza jurídica, tomar medidas contábeis que resolvam o problema do instituto em relação à corrente líquida estadual. “Avaliamos que o governo quer mesmo é privatizar. Temos exemplos de que toda privatização deu errado em Goiás”, declara o deputado.

Por sua vez, a deputada Bia de Lima destaca a importância de se retomar o Fórum dos Servidores. “Não queremos reajustes anuais da ANS enquanto que, de fato, o governo continuará controlando o Ipasgo. Hoje vemos notícias de que há outros interesses envolvidos”, frisa.

Vice-presidente do Sindipúblico, Eduardo Gonçalves ressaltou que existem duas linhas de ação que devem andar concomitantes: as análises de viabilidade jurídica para mudanças no Ipasgo e a luta direta dos servidores para manter seu patrimônio.

Participaram ainda representantes do Sintego, SindSaúde, Sinpol, Ugopoci, servidores do Ipasgo e outros.

Postado em 29/03/2023 Por Silas Araújo