Data-base e progressões na pauta da reunião entre Sindipúblico e Sead

Na tarde desta quarta-feira, 16, o presidente do Sindipúblico, Nylo Sérgio, se reuniu com o secretário de Administração (Sead), Bruno D’Abadia, para tratar de assuntos relativos aos servidores públicos de Goiás.

O primeiro é a data-base. Em 2021, houve uma grande mobilização para cobrar o pagamento dessa reposição salarial. Neste ano, as conversas reaqueceram depois que o governo sinalizou com a possibilidade de pagamento. Assim, o Sindipúblico retomou o diálogo com o secretariado e demais envolvidos. Esta pauta é fundamental, visto que os servidores não recebem a data-base há anos e a inflação corroeu os salários, deixando a grande maioria em dificuldades financeiras.

O próximo passo é uma reunião entre todas as entidades representativas dos servidores públicos estaduais e o secretário geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, indicado pelo governador Ronaldo Caiado para conduzir as negociações. Espera-se ter uma posição mais detalhada do governo em relação a este assunto.

As progressões e promoções de carreira foram outro ponto. No dia 12 de outubro de 2021, o governo anunciou o cronograma desses pagamentos para os meses julho e agosto deste ano, conforme provisão na Lei Orçamentária Anual de 2022. Tais progressões têm sido cobradas pelo Sindicato na Justiça, mas durante a reunião desta quarta, foi reforçado o compromisso do governo com os pagamentos anunciados.

Por fim, o combate ao assédio moral no serviço público entrou em pauta. Várias são as reclamações de servidores vítimas dessa violência no ambiente de trabalho. Isso é inaceitável. Estamos buscando parcerias com os diversos órgãos públicos estaduais, e a Sead se prontificou a cooperar no desenvolvendo de políticas que resguardem e protejam os servidores deste tipo de assédio.

O Sindipúblico entende que todo servidor público merece ser valorizado com salário digno e ambiente de trabalho seguro e sadio. Investir no funcionalismo público gera resultados diretos em toda a sociedade, com melhores serviços, melhor atendimento, melhor saúde, educação e segurança para todos.

Postado em 16/02/2022 Por Brenno Sarques