25 DE NOVEMBRO – DIA DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

Hoje é o Dia do Doador Voluntário de Sangue. a data se refere ao dia do aniversário da fundação da associação brasileira de doadores voluntários de sangue e foi estabelecida pelo decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964.
O objetivo é informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue, e ao mesmo tempo prestar homenagem aos doadores de todo o Brasil. Doar sangue é um dos maiores atos de solidariedade, fator fundamental para salvar milhares de vidas diariamente. No Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, conforme informações do Pró-Sangue.
Em todo o país, os bancos de sangue realizam atividades de inventivo e coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público.
Quem doa sangue tem direito a um dia de folga, em cada 12 meses.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e estar saudável. No dia de doar, é importante estar bem alimentado e descansado.
As mulheres que doaram sangue devem esperar 90 dias para voltar uma nova doação. Homens devem esperar 60.
Mulheres que deram à luz devem esperar para doar sangue – entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana).

Postado em 25/11/2021 Por Silas Araújo