SINDIPÚBLICO SE REÚNE COM REPRESENTANTES DOS SERVIDORES /USUÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇO DO IPASGO

Sindicatos e prestadores de serviços do Ipasgo se unem contra restrições nos atendimentos
Sindicatos que representam os usuários do Ipasgo se reuniram com representantes dos prestadores de serviços na tarde desta quarta-feira, dia 15, para discutir a medida tomada pelo governo de Goiás de contingenciamento dos recursos no montante de R$ 406 milhões em 2021. A reunião teve caráter emergencial e ocorreu na sede do Sindipúblico, em Goiânia.
Apesar de ser uma autarquia, as fontes de custeio e receitas do Ipasgo são originárias dos mais de 600 mil usuários do instituto, ou seja, recursos privados. Além disso, o presidente do Conselho Deliberativo do Ipasgo, Luís Cláudio Coelho de Jesus, informou que o Instituto é superavitário e possui recursos em caixa. “O Ipasgo tem condições de manter e melhorar o serviço que presta a seus usuários atualmente”, destaca.
De acordo com informações do presidente do Ipasgo, Hélio Lopes, a determinação da Secretaria da Economia é para que o orçamento de 2021, 2022 e 2023 do Ipasgo seja limitado a 1,3bi/ano, em decorrência do ingresso do estado de Goiás no regime de recuperação fiscal. O orçamento aprovado para este ano era R$ 1.708 bilhão, o que garantia atender à demanda dos usuários. Com essa medida anunciada de contingenciamento, o Ipasgo reduziu os atendimentos eletivos em 50% com a o corte nas cotas a hospitais, laboratórios e demais prestadores de serviços.
Presidente do Sindipúblico, Nylo Sérgio diz que os mais de 600 mil usuários do Ipasgo fazem as suas contribuições pontualmente, e hoje sofrem com a redução de cotas em procedimentos eletivos. “Defendemos que o instituto não tenha o contingenciamento em seu orçamento, tendo em vista que não tem dinheiro público no Ipasgo. Com o orçamento contingenciado pelo governo e Secretaria da Economia, vidas estão em risco pela falta da prestação dos serviços de saúde”, lamenta.
A deliberação das entidades presentes na reunião é que o Ipasgo seja excepcionalizado do contingenciamento do governo para garantir uma prestação de serviço de saúde com qualidade para todos os seus usuários. Além do Sindipúblico, participaram da reunião representantes da Assego, Sintego, Ugopoci, APPB, Astego, Sindgestor, Sindsaúde, Sindjustiça, Unimil, Sindaf, Sindilabs e Sindimagem.

Postado em 15/09/2021 Por Silas Araújo