Notícias

APOSENTADOS E PENSIONISTAS DEVEM SE RECADASTRAR A PARTIR DE 1º DE JULHO

Aposentados e pensionistas devem se recadastrar a partir de 1º de julho

A Goiás Previdência (GoiasPrev) volta com o recadastramento anual obrigatório (prova de vida) a partir do dia 1º de julho. A medida engloba aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, e deve ser feita por agendamento, de acordo cronograma que varia conforme o mês de aniversário do segurado.

A Lei Complementar nº 161/20 institui o recadastramento com o objetivo de evitar óbitos não identificados e fraudes, gerando pagamentos indevidos. Estar em dia com o recadastramento evita o bloqueio de pagamento do segurado e garante o recebimento dos benefícios. A prova de vida estava suspensa desde março de 2020, devido ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, mas a Portaria Nº 850, publicada na última segunda-feira, dia 21, deu o aval para retomar este processo.

O prazo para apresentar a prova de vida caiu de 80 para 60 dias (mês do aniversário mais o mês seguinte), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos.

O calendário para o exercício de 2021 conta com apoio das unidades do Vapt Vupt e do Ipasgo (postos de atendimento), na capital e no interior de Goiás. A prova de vida pode ser feita de maneira presencial ou online por videoconferência, uma saída para quem possui comorbidades ou está convalescente, ou mesmo àqueles que ainda têm receio de sair de casa e para quem mora fora do estado e não possui condições de enviar a documentação pelos correios.

Com a interrupção do recadastramento e dos bloqueios de benefícios em março do ano passado, a previsão da GoiasPrev é atualizar os cerca de 71 mil cadastrados no órgão até o mês de janeiro de 2022, quando se deverá normalizar o atendimento, com uma média de 4,5 mil cadastros a cada 2 meses.

A GoiasPrev possui, hoje, 123 postos de atendimento (multiatendimento GoiasPrev, Vapt Vupt e postos do Ipasgo), e realiza numa média de 6 mil recadastramentos mensais.

Como se recadastrar

O recadastramento anual obrigatório deve ser agendado pelos seguintes canais:

Goiasprev: atendimento por videoconferência.

Agendamento pelo e-mail: recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br

Deverão ser enviados os seguintes dados:

  • Número de telefone (WhatsApp) para contato que tenha câmera para a videoconferência.
  • Identidade frente e verso.
  • Comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses com o CEP.
  • Se pensionista, Certidão de Casamento/Nascimento atualizada com data dos últimos três meses.



Postado em 24/06/2021 Por Brenno Sarques