Notícias

SINDIPÚBLICO APOIA O MOVIMENTO MAIO AMARELO

Maio foi o mês escolhido para conscientizar as pessoas sobre os perigos que o trânsito oferece. A partir disso surgiu o Movimento Maio Amarelo. A iniciativa nasceu em 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza, e todos os anos ganha espaço nas mobilizações que envolvem o tema. A própria ONU definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

No Brasil, a campanha ocorre desde 2014 e o tema deste ano é: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, e envolve departamentos de trânsito e entidades públicas e da sociedade civil. O amarelo foi a cor escolhida porque simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. Este é o foco: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Dados do Ministério da Saúde informam que o Brasil registrou, em 2019, 30.371 mortes no trânsito brasileiro. Destas, 10.674 eram motociclistas e 83% do sexo masculino. Em 2017, as lesões de trânsito foram responsáveis por 35.375 óbitos e 181.134 internações no país. As maiores vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas, que corresponderam, em 2017, a 66,7% do total dos óbitos decorrentes de lesões de trânsito e 85,4% das internações. No Brasil, para cada morte de motociclista, 18 outros ficam inválidos.

Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de óbitos e invalidez no Brasil. Além de ceifar e macular a vida de milhares de brasileiros, representa um enorme sofrimento às famílias e um alto custo à saúde pública do país. A regra é clara: seguir as leis de trânsito é a melhor solução.



Postado em 25/05/2021 Por Silas Araújo