Ipasgo anuncia reajuste de 9,95% aos ex-servidores, agregados, conveniados e servidores que recolhem pelo teto e piso do plano

Em instrução normativa publicada no Diário Oficial no último dia 13 de fevereiro, o Ipasgo informa um reajuste de 9,95% ao grupo de ex-servidores , conveniados e agregados, ou seja, aqueles que contribuem em tabela autorial, e aos grupos que recolhem suas contribuições em tabela própria pelo piso ou teto da contribuição. Segundo as explicações da Instituição, a tabela não é reajustado há 25 meses e o cálculo atuarial mostrou a necessidade de um reajuste de 30%, que o Ipasgo conseguiu convencionar para os 9,95%.

Em nota publicando no site oficial, o órgão diz que “apenas metade dos usuários será atingida, uma vez que a grande maioria dos servidores que recolhem por desconto em folha para o grupo familiar já pagou este reajuste quando recebeu a correção, mesmo que parcelada, dos salários”. O reajuste será descontado já em fevereiro.

Em junho do ano passado, um reajuste com a mesma porcentagem foi anunciada pelo órgão. Após a pressão dos servidores e da representação do Sindipúblico no Ministério Público Estadual contra o aumento, a direção do órgão voltou atrás e decidiu não fazer o reajuste dos planos.

Após a representação, o Sindipúblico teve acesso ao cálculo atuarial usado no reajuste e acredita que não há necessidade de tal reajuste na mensalidade do usuário. Além disso, o Sindicato acredita que a Instituição pode enxugar gastos em outros setores administrativos para conter as despesas.

Com o cálculo atuarial o Sindipúblico pretende mostrar ao Ipasgo onde as economias devem ser feitas antes de afetar a mensalidade do servidor. Outras medidas também estão estudadas pelos diretores do Sindicato para que evitar o aumento.

Clique aqui para acessar a nova tabela de contribuição atuarial.

Postado em 20/02/2015 Por Nylo Sérgio