Bondade ou direito?

A recente aprovação de leis que concedem reajustes aos servidores, encaminhadas pelo Governador Marconi Perillo e aprovadas de maneira recorde pela Assembleia Legislativa de Goiás, só reforça a unilateralidade mantida pelo Governo nos últimos anos, já que não se prestou a atender o pleito da categoria, nem tão pouco pretendeu alcançar os direitos dos servidores a tempos não cumpridos pelo Estado.

Após a concessão de datas-bases parceladas e com índices que não suprem a defasagem inflacionária, o Governo de Goiás promove reajustes que ignoram o processo democrático e não corrigem a inobservância aos Planos de Cargos e Remunerações vigentes. Isso porque, há quatro anos os servidores da área administrativa estão sendo cerceados em seus direitos de progressão e promoção na carreira.

São tantos os prejuízos cumulados ao longo dos anos, que fica difícil entender como “bondade” um reajuste que, além de ser direito de todo trabalhador, é feito através de práticas no mínimo questionáveis e cuja redação das leis não causam só dubiedade, mas uma sensação de lesão aos direitos já conquistados.

O Sindipúblico entende que somente com a estruturação das carreiras o Governo de Goiás conseguirá promover a valorização e o respeito aos seus servidores e à população goiana.

Thiago Vilar

Presidente do Sindipúblico