Notícias

NOVEMBRO AZUL

Novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. Este é o segundo tipo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma, e o segundo que mais mata, atrás do câncer de pulmão. Ao longo do mês, o Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde, empresas e instituições da sociedade civil reforçam a importância dos cuidados com a saúde do homem, com um olhar mais atento à prevenção do câncer de próstata. O grande desafio é vencer o preconceito e incentivar os homens a buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil.
Para se ter uma ideia do tamanho do problema, o Brasil registrou 44 mortes por câncer de próstata por dia em 2021. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, mais de 47 mil homens morreram em decorrência desse tipo de tumor.
Em 2019, foram registradas 15.983 mortes em decorrência do câncer de próstata; em 2020, 15.841 e, em 2021, 16.055. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022.
A neoplasia de próstata em estágio inicial, quando as chances de cura chegam a 90%, não apresenta sintomas. Quando aparecem, o tumor geralmente está em uma fase mais avançada, podendo o homem ter dificuldade para urinar, micção frequente, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou no sêmen e dores pélvicas ou ósseas.
Especialistas recomendam que homens a partir de 50 anos, mesmo sem sintomas, procurem um urologista para avaliação individual. Aos que possuem histórico desse tipo de tumor na família, a orientação é a começar os exames a partir dos 45 anos.
O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. O SUS oferece tratamento em hospitais com atendimento oncológico, com exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.



Postado em 07/11/2022 Por Silas Araújo