Notícias

VEJAS AS DICAS E AS REGRAS A SEREM SEGUIDAS NO DIA DA VOTAÇÃO

As eleições estão chegando. Neste domingo, dia 2, você vota para escolher Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente. Por isso, separamos algumas dicas para você exercer seu direito sem nenhum contratempo.  Fique atento!

1 – Consulte o local de votação.

A consulta pode ser feita por meio do site do TSE, no link “Local de votação/zonas eleitorais”;

Pode ser feita também pelo aplicativo para os celulares e-Título

E mesmo pelo WhatsApp – basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do bot.

 

2 – Não esqueça o documento

Os documentos oficiais aceitos, inclusive os digitais, são:

– E-Título; carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação.

É possível votar sem título eleitoral, mas deve-se apresentar ao menos um dos documentos acima. Quem cadastrou dados biométricos (digitais, foto) também precisa levar documento de identidade oficial com foto.

 

 

3 – Celular é proibido na cabine de votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu o porte de celulares na cabine de votação. O aparelho terá que ficar com o mesário enquanto o eleitor estiver na cabine.

 

4 – Salve os números em um papel

A famosa “colinha” continua valendo. Anote os números de seus candidatos em um papel para garantir seu voto.

 

5 – Atente-se para o horário de votação

A votação em todo país seguirá o horário de Brasília. As urnas ficarão abertas das 8h às 17h; cidades em fusos diferentes devem se adaptar ao horário da capital.

“ A democracia incentiva e abraça a diversidade. A diversidade de ideias, de pessoas, de opção política. Vamos abraçar a paz e as diferenças. Viva a democracia.”

 



Postado em 01/10/2022 Por Silas Araújo