DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER.

10 de outubro é o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. O Brasil é o 7º que mais mata mulheres entre os 84 que compõe o ranking da Organização Mundial da Saúde. São 4 assassinatos para cada grupo de 100 mil. Índices muito superiores à média internacional e inclusive da América Latina.
A opressão da mulher se manifesta por meio da violência doméstica, mercantilização do corpo da mulher, dupla ou tripla jornada de trabalho, falta de igualdade de oportunidades em relação aos homens, entre outros.
Entre 2020 e 2021, uma estimativa do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), tabulados pelo Instituto Santos Dumont (ISD), mostra que no Brasil o número de delitos contra as mulheres quase triplicou. Ou seja, passou de 271.392 registros para 823.127, um aumento de 203.30%. Apesar da Lei Maria da Penha ter sido promulgada há mais de 6 anos, a violência contra as mulheres ao invés de diminuir, tem aumentado.
O combate à violência contra a mulher requer ações de educação e conscientização, além da quebra de paradigmas culturais e históricos que permanecem, mantendo a sociedade machista e patriarcal. Legislações mais protetivas têm avançado, mas não conseguem fazer frente a tantos casos. É preciso respeitar as mulheres em todas as áreas da vida social e privada e não permitir que agressões contra elas ocorram. Por isso, ao presenciar ou saber de alguma agressão, denuncie, você pode evitar muito sofrimento e até salvar uma vida.

Postado em 10/10/2022 Por Silas Araújo