Notícias

DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Hoje é Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Este é o centro das ações da campanha Setembro Amarelo, organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Neste ano, o tema é “Criando esperança através da ação”, que conclama a sociedade para lidar com essa questão de forma coletiva; familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos. Considerada uma questão de saúde pública, cabe a todos tomar medidas para prevenir o suicídio.
O primeiro passo é se informar sobre causam e processos que podem desencadear em idealizações e tentativas de suicídio. Há materiais sérios e instituições abertas que podem auxiliar em como abordar o assunto, identificar possíveis suicidandos e evitar que o pior aconteça. Aqueles que pensam ou são afetados pelo suicídio também são incentivados a compartilhar suas histórias e procurar ajuda profissional.



Postado em 10/09/2022 Por Silas Araújo