Notícias

DIA DA ÁRVORE

A chegada da primavera coincide com o Dia da Árvore, celebrado hoje, 21 de setembro. Em um período em que a estiagem no estado de Goiás faz aumentar as queimadas e destruição da fauna e flora do cerrado, o Dia da Árvore vem para reforçar a importância da preservação ambiental para o bom funcionamento dos biomas, da economia e da vida.
O Cerrado já perdeu cerca de metade das suas áreas e sofre com a intensificação do desmatamento ilegal e das queimadas. Os demais biomas também passam por um período de enfraquecimento das políticas de fiscalização e controle ambientais. As temperaturas cada vez mais quentes, os períodos de seca mais longos e recorrentes, as bolhas de calor nas grandes cidades e as fortes tempestades nos meses de chuva são algumas das consequências do desequilíbrio ambiental que vivemos em Goiás, e que tende a ficar ainda pior, com danos cada vez maiores à saúde, quebras de safras agrícolas e enfraquecimento econômico.
Reverter esse quadro implica implantar políticas públicas ambientais eficientes para redução das emissões de carbono, além de investimentos em tecnologia, reflorestamento, preservação de nascentes e mananciais, além de um forte trabalho de conscientização social para a adoção de hábitos e produção econômica mais sustentáveis.



Postado em 21/09/2022 Por Silas Araújo