Notícias

PRESIDENTE DA ABC SE COMPROMETE EM DEFENDER CARREIRA DOS SERVIDORES DA ÁREA-FIM DA AGÊNCIA

Reginaldo Júnior afirma que é “chão de fábrica” e diz ao presidente do Sindipúblico, Nylo Sérgio, que não poupará esforços para melhoria da carreira desses servidores, prejudicados em relação às demais categorias do Estado

Presidente do Sindipúblico, Nylo Sérgio se reuniu  hoje com o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Junior, com o objetivo de destravar demandas dos servidores da área-fim da agência, uma das carreiras mais prejudicadas do Estado. “A situação desses comunicadores é crítica. Eles estão em todos os órgãos e são regidos por uma lei que os prejudica de diversas maneiras”, explica Nylo Sérgio.
Reginaldo Júnior afirmou ser um presidente “chão de fábrica, da área-fim” e disse não aceitar que nenhum servidor efetivo da ABC, especialmente da área-fim, seja prejudicado durante sua gestão. Nylo então solicitou a inclusão de todos os servidores da carreira nas progressões administrativas que serão concedidas pelo governo este ano, com o mesmo intervalo temporal da área-meio (Lei 17.098), o que já tem ocorrido em diversas decisões judiciais, e a modificação do plano de carreira da categoria, em busca de isonomia com a carreira dos servidores administrativos da agência (regidos pela Lei 17.098).
“É um absurdo considerar que esses servidores, que são a razão da ABC existir, tenham uma carreira inferior à parte administrativa. O Sindipúblico defende que seja aplicado os mesmos índices, critérios de tempo, de classes e que as progressões sejam incorporadas na remuneração”, explicou Nylo.
Na próxima semana, uma reunião do presidente da ABC com sua procuradora setorial, Cláudia Regina Cessel, o Sindipúblico e representantes dos servidores da carreira deve avaliar a melhor forma de encaminhar o pleito da categoria. “Acredito que o presidente da ABC poderá adotar as melhores soluções para minimizar e, a médio prazo, até sanar as distorções que temos hoje dentro do órgão”, acredita Nylo.
Em relação a estar em exercício dentro ou fora do órgão para progredir, o presidente da ABC foi taxativo “isso não existe. Todos têm que ser tratados da mesma maneira e da nossa parte não haverá essa diferenciação”, ressalta.
O encontro contou com o gerente da Secretaria-Geral, Mardem Matos da Costa Júnior; o diretor de Gestão Integrada, Luiz Fernando Dibe e a assessora jurídica do Sindipúblico, Marcela Ribeiro. “Os servidores da área-fim da ABC nunca foram valorizados e são a base de toda a comunicação do Estado. Esperamos que o atual presidente do órgão consiga fazer diferente, o que, segundo ele mesmo disse, é uma de suas maiores motivações”, finaliza Nylo.



Postado em 01/06/2022 Por Silas Araújo