Notícias

LIBERDADE, AINDA QUE TARDE! DIA NACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Em 7 de junho se celebra o Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil 2022. Entretanto, profissionais e veículos de imprensa têm sofrido restrições ao seu trabalho de investigação e comunicação.
Um relatório da organização Repórteres Sem Fronteiras aponta que o Brasil ocupa a posição 110 de um total de 180 países quando se fala sobre a liberdade dos jornalistas para desempenhar seu trabalho. Ainda conforme o relatório, no Brasil “os ataques públicos enfraquecem a profissão e incentivam ações legais abusivas, campanhas de difamação e intimidação, especialmente contra mulheres, e assédio online a jornalistas críticos.”
Em 2021, o Brasil passou a ocupar a “zona vermelha” do Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa dos Repórteres sem Fronteiras, ao lado de Bolívia, Nicarágua, Rússia, Filipinas, Índia e Turquia, como uma nação na qual a situação para o trabalho da imprensa é considerada difícil.
Um exemplo recente da deterioração das condições de trabalho é o caso do jornalista Lucas Neiva, do Congresso em Foco. Ele virou alvo de ameaças de morte e teve dados pessoais vazados após a publicação de uma reportagem de sua autoria, no sábado, 4 de junho, em que denuncia a tática de um fórum anônimo para produzir fake news de conteúdo político.
Entidades da imprensa e de direitos humanos têm alertado para a escalada de violência e coação que jornalistas vêm sofrendo ao longo dos últimos anos. Vale lembrar que a informação verdadeira e transparente é um direito de todos.



Postado em 07/06/2022 Por Silas Araújo