Notícias

JUNHO VERMELHO – DOE SANGUE

Certamente você já viu na TV ou nos jornais alguma campanha para doação de sangue. Esta constante necessidade pela busca de doadores é a razão da campanha Junho Vermelho.
O mês escolhido é estratégico: os bancos de sangue ficam desfalcados durante o inverno, por ser o período com mais doenças respiratórias e também quando as pessoas permanecem mais tempo em casa.
O ponto alto é o dia 14 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 1,6% da população é doadora de sangue, e cerca de 90% das pessoas que poderiam doar não o fazem com frequência. Vale destacar que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (para menores de 18 anos é necessária autorização do responsável) e pesar no mínimo 50 quilos. Informações sobre demais requisitos, locais de doação e contato, acesse: http://www.hemocentro.org.br/
Lei
Este ano foi apresentado o Projeto de Lei 205/22 que institui a campanha de saúde pública Junho Vermelho. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
Pela proposta, as atividades promovidas pelo poder público em junho deverão incluir a criação e divulgação de material didático sobre a doação de sangue; as ações educativas e os eventos públicos para conscientização popular; e a iluminação de prédios públicos na cor vermelha.



Postado em 01/06/2022 Por Silas Araújo