Notícias

POR RESPEITO E DIGNIDADE NO TRABALHO

O assédio moral está presente nas relações de trabalho, de gênero, de hierarquia e em qualquer outro âmbito social. Vários são os males físicos e psíquicos decorrentes dessa prática. No serviço público não é diferente: o assédio moral permeia as instituições, sempre carregados de abusos, humilhações, vergonha, pressões acerca de elementos do próprio trabalho ou mesmo de questões alheias a ele.
O resultado disso é estresse, síndrome de Burnout, esgotamento emocional, levando trabalhadores a se afastarem do trabalho, temporária ou definitivamente, para cuidarem de sua saúde. O assédio moral prejudica a vida da vítima em todos os campos de sua vida: laboral, familiar e social, causando prejuízos para todo o seu círculo de convivência.
Entidades públicas e privadas têm se atentado para esta questão, mas os mecanismos ainda são insuficientes para evitar novos casos e punir os assediadores. No serviço público, esta deve ser uma tarefa de todos os órgãos, uma política pública que realmente projeta os servidores e servidoras em geral. Assédio moral é crime!



Postado em 02/05/2022 Por Silas Araújo