DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

12 de maio: Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem
A pandemia de Covid-19 evidenciou uma categoria profissional pouco valorizada no Brasil, mas fundamental para a vida de todos: a enfermagem. Hoje, 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem. A data foi escolhida para homenagear a inglesa Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna. No Brasil, desde 1939, comemora-se a Semana da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, em homenagem à Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Em 4 de maio deste ano, a categoria saiu vitoriosa com a aprovação do PL n° 2564, de 2020, que institui o piso salarial da Enfermagem. Entretanto, a lei carece de aprovação de proposta de emenda à Constituição e de indicação de fontes de financiamento. É imprescindível que todos esses profissionais tenham o mínimo de rendimento salarial instituído por lei, além de melhores condições de trabalho.
A todas as enfermeiras e enfermeiros do Brasil, nossa gratidão. Parabéns!

Postado em 12/05/2022 Por Silas Araújo