CAMPANHA MAIO AMARELO

Os acidentes de trânsito ainda representam uma boa parcela de mortes e incapacitação de pessoas no Brasil e em vários países do mundo. Para tentar reduzir este número, o movimento Maio Amarelo retoma sua campanha este ano com o tema “juntos salvamos vidas”.

Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), em 2020, 31.088 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. Apesar de alarmantes, os números têm melhorado nos últimos oito anos. Em 2010, o país registrou 42.844 óbitos; 43.256 em 2011; 44.812 em 2012; 42.266 em 2013; 43.780 em 2014; 38.651 em 2015; 37.345 em 2016; 35.375 em 2017; 32.655 em 2018; e 31.945 em 2019. Mesmo com a redução dos números, autoridades de trânsito permanecem em atenção, visto que houve uma grande redução do fluxo de veículos em 2020, por conta da pandemia, e aumento das mortes de motociclistas,  fruto do crescimento dos serviços de delivery.

Conforme os dados do Ministério da Saúde, os motociclistas foram os que mais perderam a vida nas vias e rodovias do Brasil em 2020. Foram 10.873 mortos nessa condição. Em seguida estão os ocupantes de automóveis (6.302) e os pedestres (4.338). A faixa etária mais vulnerável, segundo os dados, está entre 20 e 49 anos.

Com a pandemia mais controlada, o objetivo do movimento é mobilizar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), a iniciativa privada e a sociedade civil organizada a realizar encontros, palestras, reuniões, passeios, blitzen educativas, fóruns, workshops e seminários para falar do elevado número de mortes por sinistros de trânsito, considerado uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Sindipúblico apoia o movimento Maio Amarelo e defende ações de conscientização, infraestrutura e fiscalização no trânsito.

Postado em 02/05/2022 Por Silas Araújo