01 DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR

O Dia do Trabalhador é celebrado mundialmente em 1º de maio. Em vários países, a data é marcada por protestos de entidades ligadas aos trabalhadores, a exemplos dos sindicatos.

No Brasil também é assim. Em várias capitais, o Dia do Trabalhador conta com manifestações por melhores salários e condições de trabalho, pelo cumprimento da legislação trabalhista e pela valorização da mão de obra.

O Sindipúblico tem intensificado sua articulação com outras entidades representantes dos trabalhadores do serviço público estadual, na busca pelo cumprimento da data-base, abertura de concursos públicos, das promoções e progressões que o funcionalismo tem direito.

Durante os períodos mais críticos da pandemia de Covid-19, o Sindipúblico foi incisivo na adoção de medidas de proteção dos funcionários públicos, como o teletrabalho, a restruturação dos espaços nos órgãos públicos, o afastamento de gestantes, puérperas e lactantes e a disponibilização de equipamentos de proteção individual a todos os servidores que tiveram que trabalhar presencialmente, entre outros pontos.

O Brasil enfrenta uma onda de retrocessos dos direitos trabalhistas, e conquistas histórias estiveram (e ainda estão) em risco, como a estabilidade dos servidores públicos. Que o Dia do Trabalhador sirva como uma oportunidade de colocar em pauta as demandas para que processos laborais se tornem mais seguros e justos.

Postado em 01/05/2022 Por Silas Araújo