Notícias

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

O trabalho ocupa boa parte do cotidiano dos trabalhadores mundo afora. Por isso, há uma preocupação constante quanto à saúde e segurança dos trabalhadores. Várias são as doenças relacionadas à má qualidade laboral, como burnout, ansiedade, depressão e problemas causados por esforço repetitivo, insalubridade e mais uma série de fatores. Desde 2003, no dia 28 de abril se celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
O Brasil possui uma regulamentação acerca da segurança e saúde dos empregados, conforme as orientações do Ministério do Trabalho e Emprego. Uma delas é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que visa manter o ambiente de trabalho seguro. Por sua vez, a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em empresas e órgãos públicos proporciona aos empregados e empregadores trabalharem em conjunto na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Outras iniciativas como a prática da ginástica laboral auxiliam na prevenção de lesões e melhoria da saúde e o bem-estar.
Mesmo assim, os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho ainda acometem milhares de trabalhadores no Brasil. Relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho.(OIT) aponta que, de 2002 a 2020, o país registrou taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais, somando 21.467 profissionais. Este número coloca o Brasil na segunda colocação em mortalidade no trabalho entre os países do G20, apenas atrás do México, com 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego entre 2002 e 2020.
O Sindipúblico defende  o correto cumprimento das regras de saúde e segurança do trabalho nos órgãos do governo de Goiás, visando à qualidade e ao bem-estar de todos os servidores públicos estaduais.



Postado em 28/04/2022 Por Silas Araújo