Notícias

OUTUBRO ROSA – CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Sindipúblico apoia a campanha Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma das maiores campanhas de prevenção a doenças do Brasil e visa alertar para os riscos do câncer de mama. A iniciativa nasceu do Movimento Internacional de Conscientização para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, no início da década de 1990, e tem como símbolo o laço cor-de-rosa.

A campanha perpassa todo o mês de outubro, no Brasil e no exterior. Seu objetivo é informar, conscientizar e reduzir a incidência e da mortalidade pela doença. Com isso, instituições públicas e da sociedade civil promovem uma série de ações com este fim. A estratégia é fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Especialistas afirmam que o caminho mais seguro é o autoexame e mamografias periódicas. Quanto antes for descoberto, maiores as chances de cura.

Câncer de mama

O câncer de mama representa cerca de 24,5% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres. No Brasil, são estimados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama em 2021, uma proporção de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também é o que mais mata mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

As principais suspeições de câncer de mama são: nódulo (caroço), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo (bico do peito) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas (região embaixo dos braços).

A doença atinge prioritariamente as mulheres, mas cerca de 1% dos casos é diagnosticado em homens.

Envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona), excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante são os principais elementos que contribuem para o câncer de mama.



Postado em 01/10/2021 Por Eduarda Moraes