SETEMBRO AMARELO – MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a data faz parte da Campanha Setembro Amarelo, que reúne todo um esforço das instituições e sociedade acerca da prevenção e esclarecimento sobre esse assunto.

O Brasil registra anualmente mais de 13 mil suicídios, enquanto que no mundo esse número ultrapassa 1 milhão. O aumento do número de casos é maior entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo reduzir estes números e conta com apoio da sociedade para alcançar sua meta. Para isso, disponibiliza uma série de materiais informativos e educativos, que podem ser acessados gratuitamente pelo link: https://www.setembroamarelo.com/

Cinema e suicídio

Para quem busca uma representação do suicídio pelo cinema, segue uma lista de três filmes abordam de maneira distinta este assunto.

– “Uma Longa Queda”, (A Long Way Down – EUA 2014 / Drama, Comédia / Direção: Pascal Chaumeil / com Pierce Brosnan, Toni Collette, Aaron Paul);

– “Últimos Dias” (Last Days – EUA 2005/ Drama Biográfico-Musical / Direção e roteiro: Gus Van Sant / com Michael Pitt, Lukas Haas e Asia Argento);

– “A pequena loja de suicídios” (Le Magasin des suicides – França 2012 / Animação, Comédia, Comédia Musical / Direção: Patrice Leconte / com Bernard Alane, Isabelle Spade, Kacey Mottet Klein).

O Sindipúblico apoia a campanha Setembro Amarelo e convida todos a se informar sobre como identificar, prevenir e compreender as causas do suicídio.

Postado em 10/09/2021 Por Silas Araújo