Notícias

25 DE SETEMBRO – DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

No dia 25 de setembro se comemora o Dia Nacional do Trânsito. Desde o dia 18, as instituições públicas e da sociedade civil realizam a Semana Nacional do trânsito, uma série de atividades de conscientização sobre o trânsito em relação a acidentes e normas de segurança.
O trânsito é toda circulação de pessoas, animais e/ou veículos nas vias públicas e privadas com objetivo de deslocar de um espaço para outro. Isso também vale para as ações de carregamento e descarregamento de algo, se estiverem nas vias mencionadas.
25 de setembro faz referência à promulgação Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorrida em 1997. O Dia Nacional do Trânsito veio para reforçar as campanhas de conscientização e respeito às novas leis do CTB.
O novo código substituiu leis ineficientes e trouxe, a princípio, mais segurança no trânsito. Mesmo assim, os números de mortos e feridos mantêm o Brasil entre os países mais violentos no trânsito. Em 2020, 80 pessoas morreram por dia em consequência de acidente de trânsito no país. Ao todo, foram 27.839 indenizações pagas por acidentes de trânsito com vítimas fatais entre janeiro e outubro de 2020. Durante 2019, 31.307 pessoas morreram por acidentes de trânsito
Desta forma, as campanhas visam ao combate à violência no trânsito; atenção à sinalização; respeito aos limites de velocidade; atendimento psicológico às vítimas de acidentes de trânsito; e conscientização sobre o risco de dirigir sob o consumo de drogas e/ou de álcool, entre outros.
A imprudência associada ao consumo de drogas e/ou bebidas alcoólicas mais o desrespeito às leis de trânsito tornam o Brasil um dos países com os maiores índices de letalidade no deslocamento nas vias. Tal letalidade tem como principais causas o uso do celular ao volante; excesso de velocidade; não usar setas e acender os faróis; desatenção na manutenção veicular, chegando a trafegar com pneus carecas, por exemplo.
O número de acidentes tem diminuído nos últimos anos, mas há ainda muito a se fazer.



Postado em 25/09/2021 Por Silas Araújo