Notícias

28 DE AGOSTO – DIA DO VOLUNTARIADO

Dia 28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntariado. A data foi instituída em 1985, por meio da lei nº 7.352, e destaca a importância da solidariedade e do trabalho voluntário à sociedade.
Para muita gente, ser voluntário é uma forma de contribuir com um mundo melhor. Para outros, é a maneira de colocar uma causa em ação. Outros ainda acreditam que o único trabalho realmente bom é o trabalho voluntário, pois sua motivação não é o dinheiro, mas a causa.
O Dia Nacional do Voluntariado está ligado a temas como responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e terceiro setor. As ações podem ser desde a entrega de alimentos aos mais necessitados, a proteção das florestas ou mesmo o desenvolvimento de tecnologias para benefício geral da humanidade.
De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o trabalho voluntário teve redução de 4% em 2019, em relação ao mesmo do ano anterior. Naquele ano, 6,9 milhões de pessoas disseram realizar trabalhos voluntários, o que representava 4,3% da população brasileira.
A pandemia da Covid-19 trouxe desafios à prática do voluntariado, sendo o principal deles o afastamento ou adaptação das atividades e ações presenciais. Todavia, foi o motivo para a mobilização de milhões de pessoas no mundo que, cada um à sua forma, buscaram amenizar a dor de seus semelhantes.
A plataforma social digital Atados conecta pessoas a oportunidades de voluntariado em causas sociais (https://www.atados.com.br). Ela comparou o período de 16 de março a 30 de junho de 2020 com o mesmo período de 2019 e constatou um aumento de 271,3% de oportunidades de vagas à distância. No período analisado em 2020, foram 17.050 inscrições em vagas de voluntariado e os acessos ao site aumentaram em 147,2%. O cadastramento de ONGs cresceu 49,3%, quando 233 organizações passaram a fazer parte do site.
O trabalho voluntário não tem preço, mas tem muito valor. Mais do que a doação de bens materiais, trata-se da doação de tempo, de disposição e de atenção. O voluntariado é a maior expressão de empatia que uma pessoa pode demonstrar.



Postado em 28/08/2021 Por Silas Araújo