Notícias

22 DE AGOSTO- DIA DO FOLCLORE

No dia 22 de agosto se comemora o Dia do Folclore. Mais do que uma manifestação cultural de tradições agrícolas, o folclore é o conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral. Também é uma ciência das tradições, dos usos e da arte popular de um país ou região.

O Brasil tem um rico e diversificado folclore. Em Goiás, podemos citar a Procissão do Fogaréu, na cidade de Goiás, e as Cavalhadas de Pirenópolis como as manifestações folclóricas mais conhecidas do estado.

A Procissão do Fogaréu ocorre na madrugada da Quinta-Feira Santa desde 1745. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado de Goiás, o evento tem nos farricocos o seu maior símbolo. Os farricocos vestem trajes encapuzados (que representam, em vestes medievais, soldados romanos), empunhando impactantes tochas, na busca e prisão de Jesus Cristo, nos momentos que antecedem e sucedem a Santa Ceia, e que dão início à Paixão de Cristo.

Cavalhadas

As Cavalhadas de Pirenópolis representam o embate entre cristãos e mouros (mulçumanos da Mauritânia) durante a dinastia carolíngia, há quase de 1300 anos, quando os mouros invadiram, nos idos do século VIII, o sul da Península Ibérica, dominando a região de Granada, de onde foram expulsos somente em fins do século XV.

A representação traz, num grande campo de batalha, o lado do poente com 12 cavaleiros cristãos vestidos de azul, a cor do cristianismo, que lutam contra 12 cavaleiros mouros vestidos de vermelho, encastelados no lado do sol nascente. As Cavalhadas foram introduzida em Pirenópolis em 1826, pelo Padre Manuel Amâncio da Luz.

O folclore goiano é rico em lendas, contos, danças, festas populares e personagens folclóricos. Uma rica mistura das culturas dos diversos povos que formaram a população brasileira, seus aspectos religiosos, tradições populares e elementos simbólicos.



Postado em 22/08/2021 Por Silas Araújo