Notícias

19 DE AGOSTO – DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

Dia Mundial da Fotografia

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto, data da apresentação pública do Daguerreótipo na Academia de Ciências da França, em 1839. Uma invenção extraordinária que revolucionou a sociedade a partir do século XIX. Listamos cinco importantes fotógrafos da história e da atualidade. Conhece algum que deveria entrar nesta lista? Comente aqui.

Marcio Cabral

Marcio Cabral é um fotógrafo brasileiro que venceu, em 2017, o Prêmio Wildlife Photographer of the Year, o principal concurso internacional de fotografia de natureza. Em 2018, venceu o International Garden Photographer of the Year, principal premiação de fotografia de plantas. Nos dois casos, foram imagens do Cerrado que cativaram os jurados, o que chamou a atenção para a devastação dos biomas brasileiros.

Sebastião Salgado

Sebastião Salgado é o fotógrafo brasileiro mais reconhecido mundialmente. É por meio de seu trabalho, busca expor os acontecimentos planetários. Se dedicou a retratar os excluídos, além de momentos críticos da história – como a Revolução dos Cravos – e da vida selvagem.

Robert Capa

As fotos de Robert Capa em 6 de junho de 1944 – o chamado Dia D –, numa praia da Normandia, o tornaram o fotógrafo de guerra mais famoso do mundo. Sua carreira começou na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Capa estabeleceu um novo estilo de fotojornalismo. É dele a frase: “Se suas fotos não são boas o suficiente, é porque você não chegou perto o suficiente.”

A banda Alt-J uma canção em sua homenagem: https://bit.ly/37TXMLR

Elliott Erwitt

A ironia de Erwitt decorre de sua capacidade de compreender combinações paradoxais na vida cotidiana, que mostram e desmistificam as ansiedades da sociedade contemporânea. Erwitt sempre preferiu abordar aos absurdos presentes em nossa sociedade, e não a suas doenças.

Araquém Alcântara

Possui um trabalho sistemático de documentação dos parques nacionais brasileiros, em um manifesto em defesa da causa ecológica. Sua obra revela a riqueza e a diversidade de ecossistemas desconhecidos para a maior parte dos brasileiros e chama a atenção para a necessidade de preservação. Alcântara também focaliza a população local e manifestações folclóricas de comunidades que vivem próximas da natureza.



Postado em 19/08/2021 Por Silas Araújo