Notícias

14 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

Em Goiás, a campanha da Hemorrede Pública estadual no Dia Mundial do Doador de Sangue tem foco em doadores de plaquetas, e visa homenagear cidadãos que contribuem para manter estoques de sangue
A doação de plaqueta por aférese é uma modalidade de doação em que são extraídas apenas as plaquetas do sangue do doador. Em média, são realizadas 78 doações de plaquetas por aférese por mês.
Além de proporcionar uma maior qualidade do hemocomponente para o doador, a prática promove uma ampliação dos estoques de sangue, uma vez que reduz o consumo de bolsas de sangue com a retirada de uma quantidade concentrada de plaquetas em relação à coleta tradicional. A bolsa coletada por aférese é equivalente a entre seis e oito unidades de plaquetas randômicas, que são aquelas extraídas de uma bolsa de sangue comum.
O procedimento consiste na extração do sangue, separação das plaquetas, e retorno do sangue para o doador de forma instantânea. As plaquetas isoladas são importantes na condução, remanejamento e controle de estoque, porque de um único doador é possível uma aférese ou até duas, equivalente a 16 doações de um doador com uma bolsa total.
Também em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, os doadores que forem às unidades nesta segunda-feira receberão um coração antiestresse de borracha. Ligue 0800 642 0457 ou acesse agenda.hemocentro.org.br e agende sua doação ou procure a unidade na
Avenida Anhanguera, n° 5.195, Setor Coimbra, Goiânia-GO, CEP: 74.535-01



Postado em 14/06/2021 Por Silas Araújo