Notícias

Saúde mental: todo cuidado conta!

A Organização Pan-Americana da Saúde estima que 30% da população das Américas teve ou terá algum transtorno mental. Por sua vez, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, o que atinge 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. No mundo, a depressão afeta 4,4% da população. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).
Os levantamentos indicam que transtornos como depressão e ansiedade respondem, respectivamente, pela quinta e sexta causa de anos vividos com incapacidade pelos brasileiros.
Com objetivo de alertar e esclarecer a população sobre os riscos, causas e tratamentos relativos aos transtornos mentais, a campanha Janeiro Branco ocorre anualmente no Brasil. Em 2021, a campanha se mostra ainda mais necessária, com o aumento de casos de transtornos mentais durante a pandemia de Covid-19.
A pessoa que precisa de cuidado ou tratamento de saúde mental pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa ou os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Os Caps são serviços especializados de saúde mental inseridos na comunidade e que funcionam de porta aberta, ou seja, não é necessário encaminhamento para ser acolhido. Caso perceba que algo não vai bem com sua saúde mental, ou que algum amigo ou parente precise de um suporte profissional, procure ou indique o Caps de sua cidade.



Postado em 26/01/2021 Por Nylo Sérgio