Notícias

Sindipúblico rebate ataque aos servidores da SEMAD

O deputado Cairo Salim aproveitou a discussão sobre o projeto de redução das multas ambientais a produtores rurais para criticar a categoria dos fiscais ambientais. Mais uma vez tivemos que escutar uma verdadeira sinfonia de horrores, mentiras e desinformação por parte deste que deveria ser um representante do povo, e não de uma casta que financia seu mandato em troca de benesses políticas e econômicas.
Entre as barbaridades ejetadas pelo deputado, está a de os fiscais “não produzem uma ruela”, e que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) só atrapalha quem produz.
Ao esbravejar contra os servidores públicos da área ambiental, Cairo Salim só mostra sua ignorância sobre o funcionamento das instituições, sobre a função dos fiscais ambientais e que não tem compromisso com a Lei. O deputado quer passar a boiada em Goiás, mas nossos fiscais estão na porteira para barrar o que é ilegal. Lembrando ainda que aos fiscais ambientais cabe, exclusivamente, o cumprimento das leis. Estes trabalham arduamente para fazer valer a legislação ambiental, e sofrem com a falta de estrutura, sendo constantemente vítimas de intimidações e ameaças.
Discursos inflamados como o do deputado Cairo Salim são um desserviço à população, na medida em que promove o desrespeito à lei, a insurgência contra agentes do Estado e a degradação ambiental, sob um falso pretexto desenvolvimentista que se apresenta como antítese da sustentabilidade.
Anistiar multas a quem degrada o meio ambiente é desvalorizar todo aquele que produz com responsabilidade ambiental. Chega de descaso com nossos recursos naturais! Estamos vendo a redução do volume de chuvas, ano após ano, a escassez de água, os incêndios florestais, a extinção de espécies de plantas e animais, o aumento da poluição do ar, dos rios e dos aquíferos. A própria pandemia de Covid-19 é fruto de desequilíbrios ambientais causados pelo homem.
É preciso produzir com responsabilidade e deixar muito claro que os servidores ambientais não são inimigos do produtor rural, são guardiões do desenvolvimento sustentável. São eles que garantem que não vai faltar água em nenhuma torneira, ou que aquele grande empreendimento vai ser instalado e executado sem causar transtorno a terceiros.
Deputado, respeite o servidor. Lembre-se de que vossa excelência precisa deles, seja na hora de te oferecer os serviços, seja na hora do voto. Governador Ronaldo Caiado, valorize as instituições de proteção ambiental como a Semad, valorize o produtor rural que preserva o meio ambiente e produz com sustentabilidade. Seja uma mão forte a defender a produção e a preservação do nosso Cerrado. Não seja um incentivador da devastação. Pois nesse caso, todos sofreremos as consequências.

Nylo Sérgio
Presidente do Sindipúblico



Postado em 22/01/2021 Por Nylo Sérgio