Notícias

Dia dos Aposentados e Dia da Previdência

Hoje é o Dia Nacional dos Aposentados, data instituída pela Lei nº 6.926, de 30 de junho de 1981, que visa homenagear os profissionais que se dedicaram a vida ao trabalho e agora usufruem dos benefícios da previdência social.
Hoje também é comemorado o Dia da Previdência Social no Brasil, uma das conquistas mais importantes dos brasileiros no século XX. A previdência social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de seus familiares em casos de acidentes, invalidez, morte, prisão e velhice, por exemplo.
Para poder receber este seguro, o cidadão deve contribuir mensalmente com a previdência social, enquanto estiver ativo no mercado de trabalho.
O Dia da Previdência Social é uma homenagem à Lei Eloy Chaves, criada em 24 de janeiro de 1923, e que é considerada a primeira lei destinada à previdência social no Brasil.
Com esta lei, surgiu a Caixa de Aposentadoria e Pensões que, inicialmente, servia para beneficiar os empregados (e seus familiares) das empresas de estradas de ferro do país.

#sindipublico #sindipublicogo #diadosaposentados #previdenciasocial



Postado em 24/01/2021 Por Nylo Sérgio