OUTUBRO ROSA: A PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO!

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa começou a ser idealizado na década de 1990 na Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, o movimento ganhou força a partir do ano de 2002 através de ações no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista foi iluminado com luzes cor-de-rosa.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, atrás apenas do câncer de pele. Estima-se que só em 2020, cerca de 66 mil novos casos tenham surgido em nosso país.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. De acordo com o Ministério da Saúde, o sucesso da campanha é tão grande que aumentou em 37% o número de mamografias realizadas no país.

A prevenção é a principal ação contra o câncer, por isso é de extrema importância a realização do autoexame. Estamos juntos nessa luta pela saúde e pela vida!

Postado em 01/10/2020 Por Nylo Sérgio