SETEMBRO AMARELO: MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Criado em 2015, o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Centro de Valorização da Vida (CVV) desenvolveu o projeto com o objetivo de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos ocorre um suicídio no mundo. Além disso, o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Só no Brasil, estima-se que cerca de 12.500 pessoas tenham tirado a própria vida no ano de 2017, e o índice tem aumentado a cada ano – segundo dados do Atlas da Violência.

A melhor forma de prevenção é o diálogo. Caso você não esteja se sentindo bem, lembre-se de procurar auxílio psicológico e psiquiátrico. Caso conheça alguém que não está, incentive-o a ir em busca de apoio. Sua saúde mental importa, atente-se aos sinais! O CVV está disponível 24 horas no telefone 188 ou no site www.cvv.org.br.

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!

Postado em 02/09/2020 Por Nylo Sérgio