Notícias

PREVENIR É A MELHOR OPÇÃO!

Celebra-se hoje (27) o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data que é um marco histórico na luta dos/as trabalhadores/as em busca de melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho tornou-se oficial em 1972, com a criação de um conjunto de medidas legislativas aplicadas para garantir a proteção e direitos aos/as trabalhadores/as.

Uma dessas medidas é a NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que é obrigatória em empresas que apresentam um quadro de funcionários com mais de 20 pessoas. O objetivo da CIPA, acima de tudo, é promover ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e, também, para garantir a segurança durante as jornadas dos/as funcionários/as.

É importante conhecer os procedimentos de segurança afim de evitar acidentes. É importante a conscientização dos/das trabalhadores/as sobre os riscos existentes. É preciso o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), bem como o mapeamento correto de riscos.

A data de hoje vem para nos lembrar, sempre, para que estejamos atentos/as à cultura de prevenção, visando diminuir os riscos de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. É dever de cada um/a garantir que a segurança esteja sempre em primeiro lugar!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação



Postado em 27/07/2019 Por Nylo Sérgio