SINDIPÚBLICO reitera apoio a servidores da Secima vítimas de assédio moral

O SINDIPÚBLICO manifesta sua indignação contra a reabertura do processo, na Procuradoria Geral do Estado, envolvendo condutas de assédio moral praticadas pelo então superintendente da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Secima) José Leopoldo de Castro Ribeiro. A partir de denúncia encaminhada pelo sindicato à Gerência de Correições e Disciplina da Secima, o servidor foi condenado.

A penalidade foi a perda do cargo e proibição de ocupação de cargo em comissão ou função gratificada na esfera da Administração Pública Estadual, pelo período de cinco anos. A Portaria com a condenação foi publicada dia 9 de abril, no Diário Oficial do Estado.

O servidor pleiteia a revisão do caso, questionando que não teria sido julgado pela autoridade competente para aplicar a penalidade. Entretanto, o sindicato confia que seja mantido o mesmo entendimento na decisão que levou à punição do servidor infrator pelo secretário do Meio Ambiente.

“Manifestamos nosso apoio aos servidores que nos procuraram, relatando o assédio moral sofrido. A partir daí, encaminhamos a denúncia aos órgãos competentes e oferecemos a assessoria jurídica da entidade”, declara Nadjanara Xavier, presidente do sindicato. “O SINDIPÚBLICO permanece nessa luta ao lado dos servidores da Secima e de todos aqueles que forem vitimados por esta prática tão vil”, afirma.

No início do mês, a entidade lançou a campanha Combater o Assédio Moral no Serviço Público: Dever do Estado, Compromisso do SINDIPÚBLICO. A campanha, que está sendo veiculada nos canais de comunicação da entidade, como o site e as redes sociais, e também por meio de cartazes e folderes, visa esclarecer os servidores as diversas formas de assédio moral, bem como os procedimentos a serem adotados diante de tal prática, que pode, como no caso da Secima, levar a processo administrativo disciplinar e até à demissão do agressor.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDIPÚBLICO | Ampli Comunicação

Postado em 20/07/2018 Por Nylo Sérgio