Conselho forma grupos de trabalho visando aprimorar a transparência das informações públicas no Estado

A presidente do SINDIPÚBLICO, Nadjanara Xavier, participou nesta quarta-feira (28) de reunião do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção em Goiás. Durante o encontro, foram discutidas alternativas de aprimoramento dos portais da Transparência do governo do Estado. O conselho é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa, normativa e fiscalizadora, integrante da estrutura da Controladoria-Geral do Estado, com a finalidade de promover a transparência da receita e dos gastos públicos em Goiás.

Na reunião de ontem, foram formados grupos de trabalho que, a partir de agora, formatarão propostas de melhorias nesta área, visando dar maior transparência das informações públicas a toda a população. “Atacaremos, por exemplo, as áreas da Saúde, Educação, Segurança, Obras, dentre outras. O objetivo do conselho, com esse trabalho, é que as informações disponibilizadas nos portais da transparência fiquem de fato acessíveis a quem delas precisar”, afirmou a presidente do SINDIPÚBLICO. Na prática, o conselho visa avançar na forma e na linguagem como os dados são apresentados, de modo que se tornem compreensíveis a qualquer cidadão.

O encontro de hoje do Conselho de Transparência abordou outros temas relativos à melhoria da transparência pública, dentre eles uma proposta relativa ao detalhamento no relatório da folha de pagamento do Estado. A sugestão é que as informações disponibilizadas no Portal da Transparência possam permitir diferenciar os benefícios de caráter indenizatórios dos vencimentos e subsídios dos servidores. O objetivo é mostrar com clareza os valores percebidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDIPÚBLICO | Ampli Comunicação (com informações do Goiás Agora)

Postado em 01/03/2018 Por Nylo Sérgio